A mulher que emprestou sua voz a uma das músicas brasileiras mais conhecidas do mundo

Loalwa Braz em clipe de Chorando se foi. Imagem: Reprodução.

Por Marllon Alves

            Apesar de ter sido uma cantora talentosa, Loalwa Braz é um nome que passa despercebido por muita gente. Entretanto, basta tocar Chorando se foi para todo mundo saber de quem se trata.

            Loalwa Braz nasceu em Jacarepaguá, bairro da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Oriunda de uma família de classe média, o pai era maestro de uma orquestra popular e a mãe uma pianista clássica. Vivendo em um ambiente musical, Loalwa decide seguir carreira no mundo da música. Após uma apresentação em Paris no ano de 1985, Loalwa decide viver em solo europeu. Foi nesta época que a cantora conhece os produtores musicais franceses Olivier Lorsac e Jean Karacos, que estavam à procura de uma cantora entre 19 e 25 para ser a vocalista de um grupo de lambada que eles estavam formando. Apesar de já ter mais de 30 anos, Loalwa resolveu participar do teste e foi aprovada, desbancando duas dezenas de candidatas ao mesmo posto. Além disso, a cantora em questão deu nome ao grupo: Kaoma, visto como o responsável por lançar a lambada com êxito na Europa. Era o início de uma história de sucesso.

Loalwa Braz (a segunda, da esquerda para a direita) junto dos demais integrantes do grupo Kaoma. Imagem: Reprodução.

            No verão de 1989 no hemisfério norte, que ocorre entre os meses de junho e setembro, o grupo Kaoma lança o disco World Beat tendo como single a canção Lambada, popularmente conhecida como Chorando se foi. O hit tornou-se um sucesso global. Graças a esta música, o disco World Beat vendeu milhões de cópias em todo mundo. Chorando se foi ocupou as primeiras posições em países como Brasil, Áustria, Bélgica, Holanda, Nova Zelândia, Suíça, Suécia, Finlândia, França, Alemanha, Itália e Espanha, por exemplo. Em suas entrevistas, Loalwa gostava de contar que estava na Alemanha na ocasião da queda do Muro de Berlim, em 1989, e as pessoas cantavam e dançavam Chorando se foi nas ruas.

Disco do Kaoma, lançado no ano de 1989. Observem que o disco destaca o sucesso feito na Europa e destaca alguns países onde ele ficou em primeiro lugar. Imagem: Reprodução.

            Conforme já citado neste texto, o mega hit em questão foi um sucesso mundial e desde seu lançamento, em 1989, a canção foi gravada por vários artistas. Fafá de Belém, Nando Reis, Calcinha Preta e Aviões do Forró são alguns exemplos. Vale destacar a regravação de Ivete Sangalo, que entrou no repertório de um DVD ao vivo gravado no estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, e lançado no ano de 2007. Com um arranjo solar e marcado pelo axé, estilo musical de origem de Ivete Sangalo, a versão da cantora baiana ajuda a explicar, ao menos em partes, os motivos de com o tempo Chorando se foi ser uma canção associada ao carnaval. Destaque também para On the floor, single de Jennifer Lopez lançado em 2011 em parceria com o rapper Pitbull. A música possui trechos do sample do sucesso em questão.

            Não é exagero dizer que Chorando se foi é uma canção que atravessa gerações em diversas partes do mundo. Na edição russa do programa musical The Voice, uma candidata durante o processo de audição às cegas cantou a música em questão e antes da apresentação terminar teve uma cadeira virada para si. Em um episódio de Masha e o Urso, série de desenhos animados de origem russa, há um episódio de temática carnavalesca onde a música em questão é tocada.

            Por outro lado, nem tudo foram flores na vida Loalwa Braz, embora ela e os integrantes do grupo Kaoma não tivessem culpa de nada. Chorando se foi é uma versão não autorizada de Llorando se Fue, composta pelos irmãos bolivianos Ulisses e Gonzalo Hermosa e gravada pelo grupo Los Kjarkas no álbum A La Mujer De Mi Pueblo (1981). A versão em português foi escrita por José Ari e gravada pela cantora Márcia Ferreira em ritmo de lambada no ano de 1986. Dois anos depois, o produtor francês Olivier Lorsac estava de férias na Bahia quando ouviu a música em questão em uma rádio local. Foi então que teve a ideia de criar um grupo de lambada. De volta à França, Olivier Losarc usa o pseudônimo de Chico de Oliveira, rebatizou Chorando se foi de Lambada e registrou a música em um cartório de Paris como se fosse de sua autoria. O próximo passo foi selecionar os integrantes que fariam parte do grupo musical Kaoma. Em 1991, Márcia Ferreira e a editora EMI Songs, que representava os autores da música, entraram na Justiça com uma ação contra os produtores do Kaoma e ganharam a ação.

            Loalwa Braz permaneceu no grupo Kaoma até 1999, quando passou a investir em sua carreira solo. Após muitos anos vivendo na Europa, Loalwa decide retornar ao Brasil. Mantinha uma residência em Saquarema, cidade do estado do Rio de Janeiro situada na região dos lados e conhecida por sediar campeonatos internacionais de surf. No dia 19 de janeiro de 2017, o corpo de Loalwa Braz foi encontrado carbonizado dentro de um carro igualmente destruído pelo fogo. Wallace de Paula Vieira, Gabriel Ferreira dos Santos e Lucas Silva de Lima estavam envolvidos no assassinato de Loalwa e foram condenados a 37, 28 e 22 anos de prisão respectivamente. Os três homens invadiram a pousada, agrediram Loalwa fisicamente e a levaram para Bacaxá, um distrito de Saquarema. Wallace trabalhava como caseiro na pousada onde a cantora residia e, além do assassinato, foi condenado “por causar incêndio em casa habitada”. Antes de morrer, a cantora lutou pela vida, fato que a fez ser colocada ainda viva dentro de um carro. Os homens aqui citados roubaram joias, dinheiro, celular, cartão bancário, a imagem de uma santa, aparelhos de surdez e maquiagem. Na fuga, o carro teria dado problemas com relação ao motor e os três criminosos optaram por incendiá-lo com Loalwa dentro, que estava viva.

Conclusão

            Chorando se foi é uma das canções brasileiras mais conhecidas de todos os tempos. A versão do grupo Kaoma, cantada por Loalwa Braz,atravessa gerações em várias partes do mundo. É um fato que a música não é de origem brasileira, mas quando se fala em Chorando se foi é da versão brasileira que muita gente lembra. Dentro ou fora do Brasil.

Referências:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-38688477 visualizado no dia 21/02/2024

https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/tres-homens-sao-condenados-pela-morte-da-cantora-loalwa-braz-do-grupo-kaoma.ghtml visualizado no dia 21/02/2024.

Como citar este texto:

ALVES, Marllon. A mulher que emprestou sua voz a uma das músicas brasileiras mais conhecidas de todos os tempos. In: Gênero e História. Disponível em: https://generoehistoria.com/2024/02/23/a-mulher-que-emprestou-sua-voz-a-uma-das-musicas-brasileiras-mais-conhecidas-do-mundo/ publicado no dia 23/02/2024.

Deixe um comentário